No capítulo “Digitando com ambas as mãos” do Método (1830) de Fernando Sor há uma frase realmente impactante:
“Em geral, aquela variaçãode acordes chamada baixo de Alberti, ou batteries, se ela representa nada além dela mesma, sempre me aparentou produzir um efeito continuamente circular, insuportavelmente monótono…” (pp.21)
Logo, prontamente, veio a lembrança do Estudo Op. 35 No. 13 em Dó maior – inteiro composto com tal variação de acordes supracitada.
No texto segue “mesmo interpretado através de uma grande expressividade musical… [o bom efeito] é apenas conseguido adicionando-se uma melodia acima… Ainda é necessário que aquele que a toque esqueça, propriamente, da melodia e se atenha ao caráter [geral] do objeto a ser apresentado – a partitura…”
Há ainda uma série de exemplos (vide abaixo) que transcrevem situações de outros instrumentos para o instrumento de nosso compositor.
Exemplo de transcrição bem sucedido:
Exemplo de transcrição mal sucedido:
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