Resumo
Download do pdf: http://thiagoabdalla.com/Arquivos/Dissertacao_199_Tedesco_Abdalla.pdf
ABDALLA, T. B. O estilo musical em Les Guitares Bien Tempérées Op. 199, de Mario Castelnuovo-Tedesco. 2011. 350 f. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
Este trabalho tem como objetivo compreender os processos composicionais contidos no Op. 199, Les Guitares bien Tempérés, de Mario Castelnuovo–Tedesco (1895–1968). Este ciclo de 24 prelúdios e fugas é a maior obra original para duo de violões e, vindo de um compositor não–violonista, contextualizam–se, aqui, pontos importantes de sua formação, de seus intérpretes e de seu período. Algumas perguntas se destacam no percurso da pesquisa: quem foi este compositor? Quais foram os fatos mais marcantes de sua formação musical? Por que esta obra é tão importante para a formação de duo de violões? Qual é o perfil bibliográfico que se encontra para a produção deste trabalho? E, principalmente, como se pode descrever o estilo desta obra? Fundamentando–se em referenciais teórico–metodológicos (STEBLIN, 1982; LARUE, 1992; OTERO, 1999; entre outros), o trabalho parte dos sentidos tradicionais do Prelúdio e da Fuga e de como o compositor se relaciona com eles. Mostra como resultados da pesquisa os parâmetros musicais, que permeiam a obra como um todo (macroestrutura) e dialogam entre as partes (média e microestrutura), entrecruzando os elementos contribuintes (som, harmonia, melodia e ritmo) e outros desdobramentos (tonalidades, texturas, intensidades, harmonias, melodias, andamentos, expressões e afetos/humores). Desse modo, a pesquisa levou à compressão de diversos processos composicionais contidos na obra.
Palavras chave: Castelnuovo–Tedesco; Opus 199; processos composicionais; duo de violões; Prelúdio e Fuga; interpretação e análise musical.
No comments