Coloco abaixo um exerto de minha pesquisa de mestrado. Trata-se da análise da fuga em Sol Menor de Les Guitares bien Temperées de M. Castelnuovo-Tedesco (Capítulo 2.3.1).
Dentro de um ano esta pesquisa estará concluída e o trabalho estará disponível com a análise completa de cada um dos 24 prelúdios e fugas assim como a análise do estilo desta obra, o compositor, o histórico da primeira audição no Brasil em 2005 entre outros…
E ainda, com relação à característica desta tonalidade, poderíamos ainda citar um excerto que se assemelha com o caráter da obra por Ferdinand Hand em “Ästhetik der Tonkunst” (1837):
[…] Neste tom melancolia se une a alegria e depressão ao regozijo; deste modo, representa a graça com um toque de tristeza, o sublime com coloração romântica, o trágico-sentimental. O tratamento [musical] pode trazer tudo isto para expressar descontentamento e desgosto, desde que não se exceda num elemento específico… Se paixão está agregada nele, ainda assim permaneça com a mais pura descrição, e não aparece de modo extravagante ou aventureiro; dignidade é tida com primor e a beleza é transfigurada a um estado de amor mais estimável. Mas no todo é permeado de uma dor secreta, e até onde o sentimento ganha movimento vívido e energia reluzente, um toque de melancolia o rodeia […] (apud STEBLIN, 1980, p.280, tradução nossa)
Nesta fuga, a três vozes, é exposta uma melodia (molto espressivo) com uma amplitude de décima e duração de três compassos que tem seu ponto culminante no início do compasso central – o primeiro intervalo é marcado por um salto de quinta que será reiterado ao atingir o ponto culminante. The countersubject as the second guitar enters includes chromatic thirds, short fragments of scale runs, and chords reminiscent of the Prelude. A middle episode (pp dolcissimo) brings in gentle arpeggios characteristic of Castelnuovo-Tedesco’s innovative concepts of the guitar. A resposta é real e o contra-sujeito é composto por intervalos terças cromática e pequenos fragmentos de escala e acordes que lembram o Prelúdio. Um episódio central (pp dolcissimo) traz em arpejos suaves característicos da abordagem composicional de Castelnuovo-Tedesco (WADE, 2008, p.3. 2008).
A melodia do sujeito conduz com naturalidade a chegada da resposta da região da tônica à região da dominante (menor) nos primeiros três compassos. Terminada a resposta há necessidade de uma codetta a fim de ajustar a tonalidade para o retorno a Tonica. Compasso 17 do prelúdio possui um tratamento harmônico semelhante ao compasso 27 da fuga.
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