Neste recital apresentarei obras de três compositores Fernando Sor (1778-1839), Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e Miguel Llobet (1878-1938). Serão apresentadas obras de diferentes dificuldades técnicas e estilos que visão a apreciação das diversas possibilidades sonoras do violão enquanto uma pequena orquestra de possibilidades timbrísticas, texturais, harmônicas, gestuais e polifônicas.
Programa:
Fernando Sor (1778-1839)
Estudo Op. 6 N° 2 em Lá Maior (Melodia acompanhada no contratempo)
Estudo Op. 35 N° 19 em Dó Maior (Trumpetes)
Estudo Op. 31 N° 20 em Lá Menor (Harmonia homofônica a 3 vozes intercaladas com silêncio)
Estudo Op. 6 N° 8 em Dó Maior (Harmonia homofônica a 3 vozes legato)
Estudo Op. 35 N° 17 em Ré Maior (Moto perpetuo)
Estudo Op. 29 N° 11 em Mi Menor (Melodia na voz superior acompanhada por arpejos em posição fixa)
Estudo Op. 29 N° 17 em Dó Maior (Polifonia em estilo fugatto)
Estudo Op. 31 N° 19 em Lá Maior (Notas repetidas intercaladas com cadências homofônicas)
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Estudo N°5 (Polifonia)
Estudo N°3 (Ligaduras)
Estudo N°7 (Escala)
Estudo N°10 (Acordes paralelos | Ligaduras)
Estudo N°2 (Arpejos em extensão)
Miguel Llobet (1878-1938)
Variações sobre um tema de Sor (Folias da Espanha)
– Tema
– 1ª Var. de F. Sor (Intervalos de 3ª com bordaduras inferiores)
– 2ª Var. de F. Sor (Melodia acompanhada por intervalos de 3ª na voz central)
– 3ª Var. (Harmonia do tema tratado por arpejos em extensão)
– 4ª Var. (Melodia em harmônicos acompanhada por intervalos de 3ª)
– 5ª Var. (Harmonia do tema tratado por arpejos em posição fixa)
– Interlúdio (Na tonalidade de Mi Maior – melodia acompanhada por uma harmonia complexa)
– 6ª Var. (Ligaduras)
– 7ª Var. (Harmônicos)
– 8ª Var. (Mano isquerda sola)
– 9ª Var. (Ligaduras, acordes, harmônicos e arpejos)
No comments