Entre os métodos e tratados que nortearam o ensino do violão a partir da primeira metade do Século XX está La Escuela Razonada de la Guitarra de Emilio Pujol . Neste começo de ano muitos alunos – e seus pais – me procuraram acerca da aquisição do instrumento. O autor deste livro foi bem sucedido em apontar o por quê da necessidade de ter um bom instrumento em mão. Traduzi, portanto, os parágrafos 20 ao 22 do capítulo 2 – “Qualidades Necessárias em um Violão”. Bom proveito:* Temos que considerar que o livro foi escrito em 1933 . Para não adentrar na realidade de outrora sugiro (re)interpretar esta frase trazendo os conceitos para os dias atuais. Que tipo de lugares, atualmente, detem grande parte das vendas de instrumentos musicais? Estes lugares visam a um compromisso sincero com a Arte ou a um mercado de ídolos suspeitos? São apenas ideias que necessitam de um pouco de reflexão.
“Se está certo que os instrumentos das melhores qualidades brilham ou padecem dependendo das mãos daquele que os tocam, também não há dúvida de que um um bom violão responderá sempre melhor as condições requeridas para uma execução perfeita.
Em geral, considera-se um instrumento qualquer para [quem quer] começar os estudos. Sem dúvida, os defeitos de uma construção imperfeita multiplicam inutilmente a resistência de certas dificuldades e desnorteiam o aluno, enquanto um instrumento bem construído e de sonoridade agradável compensa generosamente seus esforços e estimula seus entusiasmos.
Aqueles que, por razões pessoais, preferirem utilizar um violão antigo (anterior a 1850*), ou outro de construção defeituosa, serão obrigados a enviar o instrumento para revisão de, pelo menos o diapasão, por um luthier e reajustar-lo se preciso.”
PUJOL, Emilio. La Escuela Razonada de la Guitarra. Libro I. Ed. Melos. Buenos Aires, 2007.
* Temos que considerar que o livro foi escrito em 1933. Para não adentrar na realidade de outrora sugiro (re)interpretar esta frase trazendo os conceitos para os dias atuais. Que tipo de lugares, atualmente, detem grande parte das vendas de instrumentos musicais? Estes lugares visam a um compromisso sincero com a Arte ou a um mercado de ídolos suspeitos? São apenas ideias que necessitam de um pouco de reflexão.
No comments